Atleta de Búzios vai para a sua 3ª temporada no QS

Depois de um período parado por conta da Covid-19, o circuito mundial do Qualifying Series (QS) da WSL, aos poucos, retoma suas atividades com novas etapas. O QS é a primeira etapa para os surfistas entrarem no tão sonhado CT. Com a volta do circuito, um grande talento da Região dos Lagos, Theo Fresia, vai com tudo para a sua terceira temporada na competição, já com data marcada para dois eventos: 16 a 28 de junho, em Montañita e Salinas, ambas no Equador.


O surfista é natural de Búzios e possui vasta experiência no mundo do surf competição, acumulando mais de 100 finais ao longo da sua carreira e mais de 40 troféus e medalhas.


Theo conhece o QS muito bem, ficando entre os 150 do mundo em apenas duas temporadas disputando a competição. Nesse período, em 2018, Fresia fez uma final na etapa da África do Sul, no QS 1500, e - em 2019 - uma quartas-de-final no QS 3000, na Virginia, nos EUA, ficou com o 25° lugar em um grande evento de Portugal, alcançando o top 150 no primeiro semestre daquele ano.


Além de excelente competidor, Theo inovou o jeito de ensinar a surfar ao criar o “Aprenda a surfar online”. Com a pandemia, o surfista teve mais tempo para aprimorar a ideia e colocá-la em prática. O curso ensina toda a teoria antes da pessoa pegar a sua primeira onda, com vídeo-aulas que mostram o passo a passo antes de entrar na água.

A alegria do Theo após quebrar a vala. Foto: Maria Luiza Lima

O atleta conta com a sua própria escola de surf, conseguindo um bom número de aulas. Mas até chegar nesse patamar, foi muita luta. Theo pensava em dar aulas particulares para juntar dinheiro e voltar a competir. Mas com a chegada da pandemia, o surfista teve que parar os seus treinos para ajudar em casa e começou até a fazer alguns trabalhos como motoboy. E a partir daí teve que adiantar as aulas presenciais, que tomaram uma proporção muito grande por conta do grande trabalho como instrutor.


Com isso, Theo resolveu criar a empresa “Fresia Surf Class”, que conta com cinco instrutores, mais de 400 aulas mensais oferecidas e aplicativo próprio, onde os novos estudantes podem marcar as suas aulas com maior segurança e conforto.


Mas mesmo com o sucesso local, Theo necessita de patrocinadores e apoiadores para trilhar o seu caminho rumo ao CT. O competidor vai conseguir viajar e disputar mais um QS graças a dois patrocinadores da cidade de Búzios: o Bar Todo Meu e a imobiliária Espaço Reis Imóveis. Além dos dois principais, Fresia conta com mais apoiadores: Murilo Meira Surfboards, Superglass, Brazinco, Geribá Surf Shop, Maria Parafina e Fresia Surf Class.