Cabo Frio Surf Clube participa de ação de limpeza em trilha da Praia Brava

Nesse último domingo (6) representantes da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, COMSERCAF, Guarda Marítima e Ambiental e Cabo Frio Surf Clube estiveram presentes na ação de limpeza da trilha que leva até a Praia Brava. Os voluntários retiraram todos os resíduos plásticos da trilha e também da Praia, que é considerada o xodó dos surfistas mais tradicionais da cidade.

Os voluntários reunidos. Foto: Nicolas Gomes

A Trilha está inserida na Unidade de Conservação Municipal Boca da Barra e no Parque Estadual da Costa do Sol. É um dos atrativos da trilha TransCaboFrio, recentemente sinalizada, e que colocou Cabo Frio no Programa de Trilhas de Longo Curso.


O projeto de sinalização de trilhas tem por objetivo principal a educação ambiental e a vivência ecológica dos usuários nas unidades de conservação ambiental. As ações de manutenção e limpeza das trilhas envolvendo voluntários é de fundamental importância para valorização dos espaços e do estímulo ao aumento do sentimento de pertencimento do cidadão. Essas ações fazem parte do programa de ecoturismo da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.


A participação dos voluntários na ação foi viabilizada através de inscrição prévia, controlando o número de pessoas, em função dos cuidados relacionados ao avanço da pandemia COVID 19.