Clínica de Phil Rajzman, em Búzios, tem presença de surfista lendário

Surf Experiences acontece entre esta sexta-feira (22) e o domingo (24) e conta com participação de Rico de Souza pela 1ª vez


Neste final de semana, entre sexta (22) e domingo (24), Búzios recebe a 4ª edição do Surf Experiences, clínica criada e comandada pelo bicampeão mundial Phil Razjamn, na Praia de Geribá.


O evento vai contar com a presença do lendário surfista Rico de Souza, ícone de uma geração que tornou possível o sonho de se viver de surf no país.


"Rico de Souza estará junto com a galera dentro da água surfando, dando uns toques e trocando experiências também em um bate papo. Ele contará um pouco da sua trajetória e o quanto o surfe foi importante para o que se tornou como ser humano", diz Rajzman, discípulo de Rico de Souza, que lhe apadrinhou e o convidou para a própria escola, quando ainda era uma criança.


Essa é a primeira vez que Rico participa do Surf Experiences. A clínica acontece desde 2019 e é voltada para todas as idades com o intuito de unir gerações ao redor da cultura do surf.


"Esse caminho que Phil está traçando é muito importante de unir jovens e idosos, surfistas profissionais e amadores em um evento de esporte e natureza. É sábio e eu vou endossar", afirma Rico.


O Surf Experiences oferece várias atividades integrativas como aulas de surfe, passeio de canoa havaiana, yoga, roda de conversa. A novidade dessa edição é o wakeboard, esporte aquático praticado sobre prancha diferente da de surfe, é menor e mais leve.


Rico, que também é empresário e tem negócios em vários setores, vai contar aos participantes do evento sobre a carreira no esporte e o segundo livro que acaba de lançar, 'O Embaixador do Surfe', com prefácio de Pedro Bial, que conta a trajetória desde o início quando surfava na prancha de madeira. Inclusive Rajzman também tem uma participação neste livro. "O surfe representa tudo na minha vida", conclui.


Além do surfista lendário, a edição do Surf Experiences é uma boa oportunidade para surfar com grandes nomes, pois também terá a presença de Vitorino James, campeão mundial de longboard, com 24 troféus conquistados. E terá um um total de 20 participantes, já que o evento está com número reduzido em função das medidas de segurança contra o Covid.


Como a ligação do atleta com ações sociais sempre foi evidente, uma criança beneficiada pelo projeto Onda do Bem, de Búzios, participará da clínica nestes três dias gratuitamente.


"A ideia é que a clínica sirva para as pessoas não só como um aprendizado da prática do surfe e outros esportes da água, mas também como uma experiência de vida que o surfe proporciona de se estar em contato direto com a natureza, de ser uma terapia. O objetivo é que a clínica seja um ensinamento para a vida, independentemente de se estar dentro ou fora do mar", explica Rajzman.


As aulas são divididas em nível iniciante, intermediário e avançado na praia de Geribá, mas conforme a previsão das ondas poderá ser também em Tucuns, e praia Rasa, em Búzios.


"Como 80% dos participantes estiveram na clínica passada, vamos lhes proporcionar outras oportunidades de picos", diz o bicampeão.


Os participantes ficam hospedados, fazem as refeições saudáveis e todas as atividades monitorados também por professores e a equipe de Rajzman. As inscrições são limitadas, os interessados devem contatar Bel no telefone (21) 98888-7292.