Federações entram na justiça e eleições da CBSurf são suspensas

Na última sexta-feira (11) as Federações do Espirito Santo, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Ceará entraram com um processo - 8140526-62.2020.8.05.0001 - na 5ª Vara Civil de Salvador. No documento, as entidades pedem a suspensão da Eleição para presidente da CBSurf que aconteceria na próxima sexta-feira (18). A informação foi inicialmente dada pelo Vision Surf e confirmada pelo Cutback. O processo foi deferido pela Justiça e em caráter liminar o Juiz George Alves de Assis determinou que regras claras sejam feitas para que as eleições voltem a acontecer. A decisão cabe recurso.


Segundo as federações, no edital das eleições publicado pela CBSurf, as entidades foram excluídas da votação sem motivo aparente. Até o fechamento desta reportagem a entidade máxima do surf brasileiro não foi notificada pela justiça. Confira a decisão:

"Dessa maneira, demonstrados os requisitos do art. 300 do NCPC, DEFIRO EM PARTE a medida de urgência pretendida para SUSPENDER as eleições da CBSurf que estão programadas para ocorrer no dia 18.12.2020, determinando à entidade ré, ademais, que adote as seguintes providências para a retomada regular do pleito eleitoral:


a) Publicar novo edital especificando quais pendências devem ser superadas para o exercício do direito de voto pelas federações dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe, Espírito Santo e Pernambuco;


b) estabelecer a necessidade de apoio de, no mínimo, três federações filiadas a mais de um ano para o interessado em se candidatar, na forma do art. 24, I, do Estatuto da entidade;


c) assegurar votação não presencial, conforme exige o art. 22, IV, da Lei Pelé;


d) afastar da Comissão Eleitoral o advogado Marcelo Franklin;


e) recompor a Comissão de Atletas através de novo pleito para a eleição de seis novos membros titulares e dois suplentes, possibilitando a participação no colégio eleitoral dos cinco mais votados."

Entramos em contato com a assessoria da CBSurf e com o representante das Federações, mas até o fechamento desta reportagem não tivemos resposta. Assim que obtivermos resposta a matéria será atualizada.