Pai do bodyboard, Tom Morey morre aos 86 anos


A causa da morte, registrada nesta quinta (14), não foi divulgada


Morreu aos 86 anos, na última quarta-feira (14), Tom Morey, o inventor do bodyboard. Ao longo dos últimos anos, Morey enfrentava problemas de saúde e de visão. A causa da morte não foi divulgada.


O surfista criou o estilo por um acaso. Ele era engenheiro por formação e, em 1971, ao largar o emprego em uma empresa aeroespacial, se mudou da Califórnia para o Havaí. Foi na Ilha de Big Island que reparou as condições ideais para o surf.


Tom estava com a prancha quebrada, mas não queria desperdiçar a oportunidade perfeita. Ele adaptou o objeto com uma faca e ferro quente e, sem querer, criou a primeira prancha de bodyboard.


Na época, Morey nomeou o objeto de snake, fazendo referência a 'braço de umbigo lateral, joelho e cotovelo", numa tentativa de explicar a posição que deveria se manter na prancha.


Já nomeada bodyboard, no fim dos anos 70, a prancha já passava de 80 mil vendas ao ano.


Com dificuldades financeiras, Tom Morey recebeu ajuda de angariação de fundos em 2018, para arcar os custos de uma cirurgia na vista.


Com um legado incrível e inestimável ao mundo do surf, Morey deixa quatro filhos e uma comunidade inteira de 'filhos do esporte'.