WSL anuncia calendário de 2022 e etapa de Saquarema é confirmada

A World Surf League anunciou os calendários de 2022 do WSL Championship Tour e do WSL Challenger Series totalmente integrados. Será inaugurada uma nova estrutura dos circuitos com três níveis de competição. Pela primeira vez, todas as dez etapas do CT e as oito do CS, marcadas em 19 praias do mundo, serão disputadas por homens e mulheres.


Segundo a WSL, outra novidade é que haverá um corte na elite dos top-34 e das top-17 no meio da temporada, já definindo os classificados para o CT de 2023. A etapa brasileira, o Oi Rio Pro em Saquarema, será a oitava do ano e já acontecerá com o novo formato de 24 participantes na categoria masculina e 12 na feminina.

A nova estrutura dos circuitos da WSL, que será implantada em 2022, busca enfatizar a descoberta de novos talentos ao redor do mundo. Serão três níveis de competição, começando pelas etapas do WSL Qualifying Series, promovidas pelos sete escritórios regionais da World Surf League, que indicarão os classificados para o WSL Challenger Series, novo campo de batalha pelas vagas para a elite que disputa os títulos mundiais no WSL Championship Tour.

O WSL Championship Tour 2022 terá dez etapas em sete países. Começa em janeiro no maior palco do esporte, Pipeline, no Havaí, depois passa por Portugal, Austrália, Indonésia, Estados Unidos, Brasil, África do Sul, terminando em agosto nos tubos pesados de Teahupo´o, no Taiti. As dez etapas vão determinar os Top-5 e as Top-5 que decidirão os títulos mundiais da temporada em setembro no Rip Curl WSL Finals, cujo local ainda será anunciado.

Calendário do World Surf League Championship Tour 2022*:

Jan 29-10 Fev em Pipeline, Havaí

Fev 11-23 em Sunset Beach, Havaí

Mar 03-13 em Peniche, Portugal

Abr 10-20 em Bells Beach, Austrália

Abr 24-04 Mai em Margaret River, Austrália

Corte no meio da temporada com as etapas tendo o número de participantes reduzido de 36 para 24 homens e de 18 para 12 mulheres.

Mai 28-06 Jun em G-Land, Indonésia

Jun 15-22 em Trestles, Estados Unidos

Jun 27-04 Jul em Saquarema, Brasil

Jul 09-18 em Jeffrey´s Bay, África do Sul

Ago 11-21 em Teahupo´o, Taiti

Os cinco primeiros colocados no ranking masculino e as 5 melhores do feminino vão decidir os títulos mundiais no Rip Curl WSL Finals, de 7 a 18 de setembro em local a ser anunciado.